O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player



O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

 

Geral


 

Marcelo Camargo/ABr

Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis.

 

Van Gogh: 125 anos de inspiração

A Holanda homenageará em 2015 um de seus filhos mais ilustres: Vincent van Vogh. Para lembrar o 125º aniversário do falecimento do pintor, eventos, exposições e inúmeras intervenções culturais estão sendo organizados por todo o país para contar sua história e legado.

Na província de Noord-Brabant, as comemorações já se iniciaram com uma ciclovia interativa. O projeto, criado pelo designer holandês Daan Roosegaarde, consiste em uma ciclovia composta por pedras fotossensíveis que acendem à noite e criam belos reflexos de luz quando as bicicletas passam.

A pista é uma homenagem a Van Gogh, que viveu na região durante alguns anos de sua vida, em alusão ao seu famoso quadro A Noite Estrelada. Os museus Van Gogh, em Amsterdam; Kröller-Müller, em Otterlo; e Noordbrabants Museum, em Den Bosch, que reúnem as maiores coleções do artista em todo mundo, homenagearão o pintor com exposições especiais em torno do tema “Van Gogh – 125 anos de inspiração”.

O Museu Van Gogh abriga e administra a maior coleção de Vincent van Gogh do mundo. Com 200 telas, 500 desenhos e 750 documentos, o museu atrai cerca de 1,5 milhão de visitantes por ano. A nova exposição vai mostrar cerca de 1.100 produções, entre cartas e desenhos, que raramente são exibidas porque são muito sensíveis à luz. Todos os aspectos da vida e obra do pintor – da orelha cortada ao suicídio – serão discutidos em detalhes. Pela primeira vez, o museu vai apresentar a história completa: o artista, o contexto, as suas ambições pessoais, suas emoções, os mitos e sua influência até os dias de hoje, mostrando o porquê Van Gogh é um artista universalmente reconhecido. Para mais informações acesse (www.vangoghmuseum.nl/).

Igreja católica discute maneiras de reconhecer segundo casamento

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis, disse que a Igreja Católica está discutindo a possibilidade de reconhecer casais formados por divorciados que estejam em segunda união

O assunto foi tratado durante a 3ª Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos, de 5 a 19 deste mês, no Vaticano, com o tema Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização. Segundo dom Damasceno, há consenso quanto à indissolubilidade do matrimônio, mas o sínodo não desconheceu situações especiais que muitas casais têm hoje. São pessoas que contraem novo matrimônio, continuam participando das atividades da igreja, atuando nas comunidades, com uma vida estável e assumindo sua responsabilidade quanto à educação dos filhos, disse ele. “E [esses casais] são desejosos de comungar e se confessar. Então, a igreja está aprofundando essa temática para ver, caso a caso, que soluções dar para essas situações.”

O cardeal ressaltou que não houve mudança doutrinal. Ele explicou que o sínodo foi dividido em duas etapas e que o documento final com as conclusões será proclamado pelo papa na segunda fase, em outubro do ano que vem. Foi preparado, no entanto, um documento com o resumo das discussões que será encaminhado às dioceses e conferências episcopais para ser aprofundado e receber contribuições.

Dom Damasceno, que é arcebispo de Aparecida, em São Paulo, informou que, durante o sínodo, foram apresentadas sugestões sobre como tratar o assunto. De acordo com ele, muitos casais procuram o tribunal eclesiástico para anular o primeiro matrimônio.

O cardeal acredita que é possível simplificar esse processo, que normalmente se dá em duas instâncias. “É uma proposta reduzir somente à primeira e dar poder maior ao bispo para a tomada de decisão nesses casos”. Outra possibilidade apresentada é de udotar a prática das igrejas orientais que, segundo dom Damasceno, admitem a comunhão de casais em segunda união após um processo de acompanhamento, conversão e análise da situação deles ao longo da vida matrimonial. “Mas não são normas gerais, há normas a serem aplicadas caso a caso”, ressaltou.

No Brasil já existe o acompanhamento desses casais em algumas dioceses, pelas pastorais de casal em segunda união. O cardeal ressaltou, entretanto, que não houve, durante o sínodo, compartilhamento de iniciativas semelhantes para homossexuais. “Não é matrimônio, nem família. Não se pode equiparar a união civil de casais do mesmo sexo ao matrimônio entre homem e mulher, que é uma união aberta à geração da vida. Mas essas pessoas, que procuram a igreja, devem ser respeitadas e acolhidas. Há consenso sobre isso. A igreja não discrimina e atende aos cristãos batizados que querem participar da comunidade, mas não significa que a igreja esteja apoiando esse tipo de união”, disse o arcebispo (ABr).

MEC reconhece 43 cursos superiores

Cartão de confirmação do Enem a partir de segunda-feira

O Ministério da Educação (MEC) reconheceu 43 cursos superiores de instituições públicas e privadas de vários estados do país. A lista foi publicada no Diário Oficial da União, em portaria da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, responsável pelo processo de credenciamento.

Os diplomas emitidos pelas instituições de ensino superior só têm validade se os cursos tiverem o reconhecimento do MEC. Entre os cursos reconhecidos estão o de engenharia de produção, da Universidade Federal de Goiás; o bacharelado em fisioterapia, da Universidade Federal do Pará; e o de sistemas de internet, da Universidade Federal de Santa Maria (RS).

Também foram reconhecidos cursos de institutos federais de tecnologia (IFTs), como o de enfermagem do IF do Paraná; e o de matemática no IFT do Espírito Santo (ABr).

A partir da próxima segunda-feira (27), os cartões de confirmação de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estarão disponíveis na página do exame na internet. Para ter acesso, o estudante deve o informar o CPF e a senha escolhida na hora da inscrição.

Segundo o Inep, também a partir da próxima semana, começarão a chegar aos endereços informados pelos candidatos os cartões enviados pelo correio. O documento de confirmação traz os dados pessoais do participante, além da data, hora e local das provas, opção de língua estrangeira, necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver) e indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso). Aqueles que acessarem o cartão pela internet deverão conferir as informações antes de imprimi-lo.

As provas do Enem serão nos dias 8 e 9 de novembro. Mais de 8,7 milhões se inscreveram para o exame. Não é obrigatório levar o cartão no dia da prova. No entanto, é indispensável apresentar um documento de identificação com foto, como carteira de identidade ou de motorista.

 

 

Divulgação

Grande parte do público também tem dúvidas sobre a relação do câncer com a hereditariedade.

Divulgação

Crenças populares podem ‘atrasar’ diagnóstico precoce do câncer de mama

“Prótese de silicone pode causar câncer?” e “Desodorante aerosol aumenta o risco de desenvolver tumor?” ainda são alguns dos mitos ligados ao câncer de mama, segundo levantamento realizado pelo serviço de mastologia do Instituto do Câncer do Estado (Icesp).

Os principais questionamentos de pacientes já em tratamento na instituição, além de seus familiares, foram relacionados em consultas médicas ou multiprofissionais e referem-se à alimentação - e aos tipos de alimentos que podem estar relacionados ao tumor – ou hábitos e atitudes, como o uso de lingerie apertada. Grande parte do público também tem dúvidas sobre a relação do câncer com a hereditariedade.

Segundo o mastologista José Roberto Filassi, com maior facilidade de acesso à internet, por exemplo, o que poderia ser um facilitador da busca por informações pertinentes passou, também, a propagar diversas inverdades sobre o câncer. “Existe uma série de informações que circulam sobre o tema e que não estão fundamentadas em estudos científicos. Portanto, não correspondem à realidade. Conversar com seu médico é sempre o melhor caminho para esclarecer todas as dúvidas sobre este assunto”, alerta.

O Brasil responde por mais de 10% de novos casos de tumores por ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). No Icesp, o grupo de mastologia realiza 1,2 mil atendimentos por mês, entre consultas médicas e cirurgias. Quando a prevenção primária não é possível, o diagnóstico precoce é fundamental na busca pela cura e por uma boa qualidade de vida. Confira as crenças populares que não passam de mitos:

O câncer é sempre hereditário - Muitas pessoas ainda acreditam que o principal fator para o surgimento do câncer é o genético, mas apenas 10% dos tumores têm esta correlação. É importante, portanto, estar sempre atento ao próprio corpo: nódulos e feridas que persistem por muito tempo, e não existiam antes, podem indicar algum problema de saúde. Nesse caso, a visita ao médico não deve ser adiada;

O autoexame substitute a mamografia - O autoexame ou mesmo o exame clínico, feito por um especialista, não são suficientes para o diagnóstico de câncer. A recomendação é realizar a mamografia regularmente, de acordo com a indicação de seu médico;

Uso de desodorante aerosol facilita o desenvolvimento de tumores - A axila não tem células mamárias, portanto o uso de qualquer tipo de desodorante não afeta as mamas;

Prótese de silicone pode dificultar o diagnóstico - Não há consenso científico quanto às limitações dos exames de imagem em pacientes que possuem próteses de silicone nas mamas. Tampouco, há pesquisas que relacionem a cirurgia para aumento dos seios com o aparecimento de tumores;

Lingerie apertada aumenta as chances de câncer de mama - O tipo de sutiã, independente do tecido ou modelo - não favorece o desenvolvimento do câncer de mama;

A pílula anticoncepcional provoca câncer - Não existem estudos que permitam a associação entre o uso de pílula anticoncepcional e aumento da incidência de câncer;

Quando o câncer aparece novamente, a doença não tem mais cura - Cada paciente é único e responde de uma maneira aos diferentes tipos de tratamento disponíveis, por isso não é possível afirmar que todos os casos vão evoluir da mesma maneira (SES).

 

Ministério reconhece emergência em sete cidades

Portaria do Ministério da Integração Nacional reconhece a situação de emergência em sete cidades de seis estados (Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe). Os dois municípios mineiros afetados pela estiagem são Olhos D’Água e Palmópolis. As outras duas cidades atingidas pela seca são Bom Jesus da Lapa (BA) e Poço Redondo (SE). Em Mato Rico (PR) e Santa Rosa (RS) a situação de emergência foi decretada em função das chuvas intensas e, em Saudades (SC), devido a enxurradas.

O reconhecimento federal habilita as prefeituras a solicitar e receber recursos da União para recuperar os estragos e prejuízos causados por fenômenos climáticos e realizar atendimentos emergenciais. O reconhecimento federal vale por 180 dias e pode ser renovado. As prefeituras têm até dez dias após o desastre para apresentar toda a documentação necessária e pedir o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública.

Pelo menos 181 cidades baianas tiveram a situação de emergência ou de calamidade pública reconhecidas pelo governo federal entre janeiro e o último dia 20. Em Minas Gerais, foram 183; no Paraná, 157; no Rio Grande do Sul, 158; em Santa Catarina, 97, e, no Sergipe, 17. Em todo o país, no mesmo período, a secretaria nacional já reconheceu situações de emergência ou de calamidade pública em 1.829 municípios (ABr).

Luis Fonseca/Lusa

Centro de tratamento contra o ebola.

OMS declara fim do surto de ebola no Senegal

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou o fim do surto de ebola registrado no Senegal. Isso significa que o país, após registrar casos da doença, conseguiu interromper a transmissão do vírus. O primeiro caso no país foi identificado no dia 29 de agosto, em um jovem que havia viajado para Dakar por terra, saído da Guiné, onde teve contato direto com uma pessoa infectada. O país, de acordo com a organização, agiu de forma rápida para impedir que a doença se espalhasse.

“O plano de resposta do governo senegalês incluiu identificar e monitorar 74 contatos diretos do paciente, testagem rápida de todos os casos suspeitos, vigilância intensificada nos diversos pontos de entrada do país e campanhas de conscientização de amplitude nacional”, destacou. Ainda segundo a OMS, no dia 5 de setembro, amostras de laboratório do paciente testaram negativo para ebola, indicando que o rapaz havia se recuperado da doença. Ele retornou para a Guiné no dia 18 de setembro.

O Senegal optou por manter um nível máximo de alerta por 42 dias – duas vezes o período máximo de incubação do vírus ebola. “Apesar de o surto ter oficialmente acabado, a localização geográfica do Senegal deixa o país vulnerável a novos casos importados de ebola”, acrescentou a OMS.

 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

 



Jornal Empresas & Negócios
Rua Boa Vista, 84 - 9º andar - cj. 909
01014-000 - Centro - São Paulo - SP
Tel.: (11) 3106-4171 Fax: (11) 3107-2570

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player