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Opinião

Capacitação é saída para empresas do setor têxtil

Vera Brasil (*)

O setor têxtil e de confecções é responsável pela criação de cerca de 2 milhões de empregos diretos no país, número que poderia ser ainda maior

A fim de enfrentar a concorrência sempre crescente dos importados, o segmento tem investido em tecnologia em busca de produtividade, qualidade e competitividade. O problema é que essa solução remete à necessidade de funcionários capacitados para operar as máquinas e sistemas e toda a indústria do país sofre com a falta de mão de obra qualificada.

Estudo da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), divulgado no final de 2013, apontou que 65% dessas empresas sofriam com falta de preparo dos candidatos para ocuparem vagas. Nesse levantamento, 49% das indústrias relatavam ainda a dificuldade em preparar seus trabalhadores, por conta da baixa qualidade do ensino básico.
Diante desse quadro, em que as empresas se deparam com a falta de mão de obra qualificada, é preciso descobrir talentos e capacitá-los in company, especialmente quando a empresa está inserida em um segmento como o de tecnologia, onde a atualização do conhecimento é essencial.

Uma das saídas encontrada pela Audaces, empresa especializada na criação de tecnologia para o segmento têxtil e que necessita de mão de obra muito específica, foi por formar internamente nossos desenvolvedores. Muitos talentos foram formados desta forma. Nos últimos três anos, mais de 35 colaboradores foram efetivados.

A capacitação interna, além de suprir a escassez de profissionais qualificados que há no mercado, cria uma relação extremamente positiva, que propicia maior engajamento e a busca por oportunidades melhores na empresa. Ao mesmo tempo, permite alinhar todos à cultura da empresa. Outra saída encontrada foi o treinamento dos usuários dos softwares produzidos pela Audaces. Esse tipo de iniciativa é essencial para as empresas que atuam no segmento, pois amplia o relacionamento com os clientes.

Para isso, são formadas parcerias com escolas técnicas e universidades, o que resulta na capacitação da mão de obra para o setor de confecções como um todo. A operação dos produtos é ensinada em mais de 300 instituições de ensino. Como a Audaces exporta para mais de 70 países, esses cursos ocorrem também em universidades do exterior. São 18 instituições estrangeiras em nove países que lecionam os treinamentos da empresa.

Este ano, a Audaces já realizou mais de 3.600 horas de treinamento. Ao capacitar e desenvolver os professores no uso de suas tecnologias, a Audaces faz com que a operação de seus produtos seja incluída nas grades curriculares, o que auxilia a geração de um número cada vez maior de profissionais com esse conhecimento no mercado da moda.

Essa saída engaja clientes e futuros clientes, envolve funcionários e torna as empresas referência em seu segmento. Ao mesmo tempo, aumenta a produtividade e gera valor. Não há dúvidas que investir em capacitação dentro e fora de casa é uma oportunidade diante dos desafios do cenário corporativo atual.

(*) - É diretora de capital intelectual da Audaces, empresa brasileira que produz tecnologia para confecções de mais de 70 países.

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