130 views 6 mins

Brasil, 523 anos

em Artigos
terça-feira, 09 de maio de 2023

Benedicto Ismael Camargo Dutra (*)

No passado, o objetivo dos europeus era a conquista de riquezas. Dentre os povos da Europa, os portugueses eram mais aptos para descobrir novas terras. Em 22 de abril de 1500 Cabral aportou na Terra de Vera Cruz; uma promessa diante da Europa degenerada. Uma terra onde os seres humanos deveriam viver em paz visando o progresso. Mas em vez de um verdadeiro lar de seres humanos, as cobiças fizeram do Brasil o quintal dos poderosos, exploraram e ainda exploram tudo. Um povo de boa índole foi surgindo na nova terra, mas os astutos cuidaram de manter os governantes cativos e as gerações no atraso e indolência para obterem o máximo proveito.

O Brasil tinha em Pedro II um monarca de boa formação que amava a terra brasileira. Mas a cobiça dos homens dominados pelo intelecto logo pôs tudo a perder, e apesar de todos os recursos com que foi dotado pela natureza, o país caiu na miséria e imoralidades. Atualmente, seu povo está alquebrado, sem esperança, sem alegria. É preciso que o Brasil, com gratidão no coração, desperte para a vida real e saia da miséria espiritual e material.

Vale destacar que num longo processo, a Terra foi criada como mesa posta dotada de tudo para atender às necessidades dos seres humanos que tinham a obrigação de compreender e respeitar as leis naturais da Criação. O viver da humanidade deveria ser uma peregrinação para a evolução.

A Terra foi criada pelo Todo Poderoso para dar a possibilidade aos espíritos para se tornarem verdadeiros seres humanos autoconscientes, como atendimento ao seu impulso interior e seu livre arbítrio. Ao ingressar na vida material, não deveriam ter escolhido outra coisa, pois foi o que pediram, mas tomando caminhos errados, semearam caos e miséria criando cenários caóticos de desmanche da sociedade.

A miséria é um pesadelo criado pelos homens e que não deveria existir se as pessoas não tivessem tanta ganância e cobiça, pois a economia poderia seguir um ritmo natural, sem provocar essas crises que se traduzem em austeridade para nações que já estão no limite de uma subsistência condigna para grande parcela da população.

Após a crucificação do Filho de Deus ficaram as sombras. Os discípulos seguiram por várias regiões. Em Roma estavam Paulo, Pedro e outros apóstolos, dando esclarecimentos sobre os ensinamentos de Jesus. No entanto, pessoas astutas iam moldando os acontecimentos de acordo com seus interesses. Muita água foi misturada ao vinho. A essência das palavras de Jesus já não era mais a mesma.

Quando as novas gerações não recebem bom preparo para a vida o futuro fica ameaçado. O desequilíbrio geral avança pelo planeta porque todos querem receber, mas poucos retribuem. Assim se passa no mundo, na atividade econômica, nas relações em família, no trabalho e na sociedade. Há pelo mundo muita educação negativa que não dá bom preparo aos jovens. Fala-se muito em espiritualidade, mas as crianças deveriam saber que têm uma alma que guarnece o espírito, cuja atuação terá início quando sair da fase infantil. É um tema a ser bem desenvolvido para o bom preparo das novas gerações.

Os jovens precisam conhecer a trajetória espiritual da humanidade com seus erros e acertos. Para que haja paz e progresso, a família e a educação devem propor um alvo comum de conquista do bem e melhora nas condições gerais de vida para que essas ações promovam o aprimoramento do ser humano que está em processo de embrutecimento de forma bem visível, sufocando a sua essência.

Há o risco de que a atual guerra convencional se amplie pelo mundo abrindo espaço para a nuclear. Os fios do destino são formados pelas decisões dos homens e promoverão a grande colheita. Seriam irresponsáveis os indivíduos colocados no comando das nações para deixar isso acontecer? Eles nem imaginam, que com suas decisões, serão desencadeados acontecimentos que poderão trazer para a humanidade, envolvida por cobiças e prazeres, a merecida colheita com absoluta justiça, destruindo o mal e fortalecendo o bem para que haja paz e progresso de forma que os indivíduos de boa vontade construam belezas e beneficiem o mundo.

(*) É graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP. Coordena os sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br/home . E-mail: [email protected]