ISSN: 2595-8410 Contato: (11) 3043-4171

Explosões em vulcão na Itália geram pânico

Uma série de violentas explosões na cratera do vulcão Stromboli, situado na ilha italiana homônima, provocou pânico ontem (3) entre os turistas que lotam a região neste início de verão europeu.

O fenômeno gerou dois rios de lava e lançou fragmentos de magma que provocaram incêndios em plantações na montanha. Assustados com as explosões, turistas se atiraram no mar para se proteger.
As balsas que fazem o transporte para a ilha voltaram para o porto, e pessoas foram postas em barcos para não ficar na praia. “Houve uma grande explosão, ouvimos um barulho, depois se elevou uma coluna de fumaça, com fragmentos de lava incendiária sobre Ginostra [um dos vilarejos da ilha] e chamas nas laterais do vulcão”, disse uma testemunha.
“Enxergamos uma coluna de fumaça negra no vulcão, ouvimos um barulho muito forte, não dá para ver metade da ilha”, contou uma pessoa que está em Lipari, a 40 quilômetros de Stromboli. Apesar disso, a Proteção Civil indicou que não há motivos para evacuar a ilha e que, até o momento, não há registro de vítimas.
Stromboli fica no arquipélago das Eólias, na Sicília, e foi um importante entreposto para os cruzados provenientes das costas italianas, espanholas e gregas, mas uma série de tsunamis na era medieval a deixou desabitada. A ilha permaneceu vazia até o fim do século 17, quando teve início seu repovoamento moderno. Atualmente, conta com cerca de 400 habitantes e é um concorrido destino de verão (ANSA).

Mais Lidas

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/storage/0/5e/4e/jornalempresasenegoc/public_html/modules/mod_sp_facebook/mod_sp_facebook.php on line 84

Rua Vergueiro, 2949, 12º andar – cjto 121/122
04101-300 – Vila Mariana – São Paulo - SP

Contato: (11) 3043-4171