ISSN: 2595-8410 Contato: (11) 3043-4171

Acordo com caminhoneiros ‘fechado’ semana que vem

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que um acordo com os caminhoneiros deve ser fechado na próxima semana.

A proposta envolve a realização de “acordos coletivos” entre a categoria e transportadoras e embarcadores para resolver o ajuste no piso mínimo de frete de transporte rodoviário de cargas .
Segundo a categoria, a resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) só trazia a previsão do custo mínimo para o frete, deixando de fora a remuneração do caminhoneiro autônomo pela carga transportada. As reuniões da próxima semana estão marcadas para ocorrer de segunda (5) a quarta-feira (7). A ideia é fazer uma espécie de acordo coletivo entre os segmentos.
“Os embarcadores toparam, os transportadores toparam e os autônomos também”, disse o ministro. “A vantagem é que o acordo gera o consenso e a partir daí se estabelece um patamar de valor que efetivamente vai ser praticado, o que não aconteceu até agora com a história da tabela de frete. Se gerava um valor que não era efetivamente pago”.
Os caminhoneiros demonstraram confiança no fechamento de um acordo que contemple os interesses de cada segmento. Segundo o presidente da Fetrabens, Norival de Almeida, os caminhoneiros autônomos esperam resolver alguns pontos da tabela de piso mínimo e chegar também a um ponto de equilíbrio entre o que é pleiteado e o que embarcadores e transportadores estão dispostos a negociar. O vice-presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Flávio Benatti, também disse estar otimista com a possibilidade de um acordo (ABr).

Mais Lidas

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/storage/0/5e/4e/jornalempresasenegoc/public_html/modules/mod_sp_facebook/mod_sp_facebook.php on line 84

Rua Vergueiro, 2949, 12º andar – cjto 121/122
04101-300 – Vila Mariana – São Paulo - SP

Contato: (11) 3043-4171