ISSN: 2595-8410 Contato: (11) 3043-4171

Economia deve ‘acelerar’ com liberação do FGTS e PIS

Em audiência ontem (27), na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse que a atividade econômica pode ter crescido lligeiramente no segundo trimestre deste ano.

“Com base nos dados disponíveis, estimamos que o PIB tenha ficado estável ou crescido ligeiramente. Para os trimestres seguintes, esperamos alguma aceleração, que deve ser reforçada pelo efeito da liberação de recursos do FGTS e PIS-Pasep”, afirmou.
“Dados recentes sugerem a possibilidade de retomada do processo de recuperação da economia. Nosso cenário supõe que essa retomada ocorrerá em ritmo gradual”. Campos Neto defendeu a continuidade de reformas. “Em um contexto de pouco espaço fiscal para investimentos públicos, reiteramos a importância da continuidade do processo de reformas e ajustes que gerem sustentabilidade da trajetória fiscal futura. As reformas tendem a estimular o investimento privado”, destacou.
Segundo Campos Neto, a consolidação da inflação em torno da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional, e a ancoragem das expectativas de inflação, têm permitido a redução consistente da taxa de juros. Ele lembrou que a Selic, que estava em 14,25% ao ano em outubro de 2016, está atualmente em 6% ao ano. Disse ainda que o nível de ociosidade elevado da produção no país pode continuar reduzindo as expectativas de inflação.
“A consolidação do cenário benigno para a inflação prospectiva deverá permitir ajuste adicional no grau de estímulo monetário [redução da taxa Selic]. É fundamental enfatizar que a comunicação não restringe a próxima decisão do Copom e que os próximos passos da política monetária continuarão dependendo da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação”, aduziu (ABr).

Mais Lidas

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/storage/0/5e/4e/jornalempresasenegoc/public_html/modules/mod_sp_facebook/mod_sp_facebook.php on line 84

Rua Vergueiro, 2949, 12º andar – cjto 121/122
04101-300 – Vila Mariana – São Paulo - SP

Contato: (11) 3043-4171